Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Partilhe esta Página

 

 

 

 

 



Total de visitas: 80319
Tipos de Passe
Tipos de Passe

Luz Espírita

ESTUDO SOBRE PASSES  - Tipos de Passe

 

TIPOS DE PASSE

              A ação magnética pode produzir-se por diversas maneiras:

  • Pelo Magnetismo Humano
  • Pelo Magnetismo Espiritual
  • Pela Ação Conjunta dos Dois

  

1º Pelo Magnetismo Humano 

            - Pelo próprio fluido do magnetizador, é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano cuja ação é subordinada à potência e sobretudo à qualidade do fluido.

               (“Todo magnetizador pode tornar-se médium curador, se souber fazer-se assistir por bons Espíritos. Neste caso os Espíritos lhe vem ajudar, derramando sobre ele seu próprio fluido, que pode decuplicar ou centuplicar a ação do fluido puramente humano.” Allan Kardec).  

2º  Pelo Magnetismo Espiritual

            - Pelo fluido dos Espíritos que atuam diretamente e sem intermediação sobre um encarnado, seja para curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está em razão das qualidades do Espírito. 

3º  Pela Ação Conjunta do Humano e Espiritual 

            - Pelo fluido que os Espíritos derramam sobre o magnetizador e ao qual serve de condutor. É o magnetismo misto, semi-espiritual ou, se assim o quisermos, humano-espiritual. O fluido espiritual combinado com o fluido humano, dá a este último as qualidades que lhe faltam. O auxílio dos Espíritos, em tais circunstâncias, é por vezes espontâneo, porém com mais freqüência é provocado pelo apelo do magnetizador, que pela prece funciona como uma invocação à assistência dos bons espíritos. Como menciona André Luiz no livro Evolução em Dois Mundos, o passe pode ser compreendido como sendo a emanação de força mental pela alavanca da vontade: “Convém lembrarmos que, em qualquer dessas modalidades, o passe procede sempre de Deus. Essa certeza deve contribuir para que o médium seja uma criatura humilde, cultivando sempre a idéia de que é um simples intermediário do Supremo Poder, não lhe sendo lícito, portanto, atribuir a si mesmo qualquer mérito no trabalho. Qualquer expressão de vaidade, além de constituir insensatez, significa começo de queda”. 

            Mais informações consultar o “O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec : capítulo Médiuns Curadores, item 175.